terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Caso Battisti: Lula errou ou acertou com a não extradição?

O fato é que esses dias, apesar de aqui no Brasil pouco ouvirmos falar a respeito do caso, na Itália há uma revolta por causa da decisão do então presidente Lula em não extraditar Cesare Battisti, conforme ainda há pouco me noticiou uma pessoa que lá se encontra.

Daí passei a me perguntar se essa decisão não interferiria nas relações entre os dois países. Pensando nisso, fui ler algumas notícias em sites italianos, das quais segue uma abaixo.

"Relações com o Brasil não muda: afirma primeiro-ministro

Roma, 04 de janeiro (TMNews) - As relações entre a Itália e o Brasil não vão mudar. Garantiu o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, enquanto em todo o país, existem protestos contra o ex-presidente Lula da Silva, pela não extradição de Cesare Battisti, um terrorista do antigo proletariado armado (PAC), condenado na Itália a quatro penas de prisão perpétua por ter feito tantos assassinatos. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que não foi descartada uma iniciativa da União Europeia, "promovido pela Itália nas próximos horas" no caso Battisti.

Carla Bruni
O presidente das famílias das vítimas do terrorismo, Bruno Berardi, revelou que Carla Bruni "interveio com o Presidente Lula do Brasil para evitar a extradição de Cesare Battisti". Berardi afirma ter retomado a confiança da primeira dama em uma entrevista confidencial. Então, ele acrescentou, ainda não tinha dito nada sobre a reunião para o pedido expresso de Carla Bruni e espero que Lula decida extraditar o ex-militante do PAC.

Enquanto isso, o advogado que representa o Governo italiano no processo de extradição de Battisti, Nabor Bulhões, apresentou cerca das 16h30 de hoje uma chamada para a ação contra o pedido de liberação apresentado ao Supremo Tribunal Federal ontem pelos advogados de defesa do ex- terrorista.

O primeiro-ministro reuniu Alberto Torregiani, filho do joalheiro Pier Luigi morto em Milão, em 1979, relativa à organização de Battisti. "No Brasil estamos ligados por relações fortes e velhos amigos - disse o primeiro-ministro - este caso não é sobre as relações entre Itália e Brasil, mas é um caso de justiça que não muda a situação." O primeiro-ministro sublinhou que Battisti é um verdadeiro criminoso "revestido em uma ideologia política."

O protesto bipartidário em Roma está em Piazza Navona, em frente à Embaixada brasileira. Presentes alguns membros e militantes do PDL, o UDC e o Movimento para a Itália, Daniela Santanche, o Partido Democrático e do Direito de Francesco Storace. Também em Milão, tem havido iniciativas. A Liga Norte de Milão, organizou um protesto em frente ao consulado do Brasil.

Enquanto isso, os advogados do condenado a quatro penas de prisão perpétua exigiram a sua libertação para o Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Um porta-voz do Supremo Tribunal Federal confirmou que o tribunal "recebeu um pedido dos advogados de Battisti", para deixar a prisão em Brasília, onde está preso. "Nós não sabemos quando isso será analisado", acrescentou o porta-voz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário